top of page

A Casa da Partilha

Os Guardiões de Sementes Crioulas

A Casa da Partilha mantém o seu estoque de variedades de sementes de feijo, milho e adubo verde graças ao trabalho dedicado dos Guardies de Sementes Crioulas.

Os Guardiões levam uma ou mais variedades de feijão e/ou milho para plantar nas suas terras, colhem as sementes e devolvem a metade da colheita para a Casa, onde ela é armazenada numa câmara climatizada de 10 a 14°C. Desta forma os Guardiões contribuem com o crescimento da Casa e possibilitam que outros agricultores tenham acesso a sementes crioulas. Este acesso é realizado durante as Festas de Sementes e em outras ocasiões onde os agricultores trocam sementes entre si e com a Casa. Festas de Sementes ocorrem no Paraná desde muitos anos. Durante os meses de junho até outubro do ano de 2017 foram realizadas 10 Festas de Sementes em vários municípios do Estado do Paraná, envolvendo aproximadamente 10 000 pessoas entre agricultores, estudantes, técnicos e outras.

Aumentando a rede dos Guardiões de Sementes

Muitos agricultores de Mandirituba guardam sementes crioulas desde gerações. A Casa faz também um trabalho de chamamento de novos Guardiões que podem colaborar com a iniciativa e se tornar sócios dela. Na primeira Festa dos Guardiões de Sementes Crioulas, que aconteceu na ABAI em 2017, 52 pessoas se inscreveram como novos Guardiões. Elas levaram sementes para a sua casa para plantar e prometeram de devolver a metade da colheita à Casa.

Os Guardiões Mirins de Sementes

A ABAI mantém também um programa de Guardiões Mirins de Sementes. As crianças e adolescentes que freqüentam a ABAI brincam e trabalham com sementes crioulas. Quem quer, leva sementes para a casa para multiplicar. Na Festa dos Guardiões Mirins em 2017, 70 crianças da ABAI e das escolas de Mandirituba se comprometeram de plantar sementes na sua roça, horta ou no seu quintal para depois devolver uma parte da colheita à Casa da Partilha.

bottom of page