

Como criar um Estoque Comunitário de Sementes
Crioulas?
O projeto
A experiência da Casa da Partilha da ABAI em Mandirituba, inspirada pelos Bancos Comunitários das Sementes da Paixão da Paraíba, quer servir de inspiração para a criação de experiências parecidas em outros municípios da região.
Para criar uma Casa da Partilha de Sementes precisa-se de um lugar seco, escuro e protegido do calor para o armazenamento. Para começar a criar um estoque menor, um Estoque Comunitário de Sementes Crioulas, uma estante ou um armário em um lugar seco e protegido do sol é suficiente. As sementes são guardadas em garrafas de vidro ou PET, limpas e secas, ou em sacos ou outros recipientes.
Os Estoques Comunitários funcionam como pequenas Casas da Partilha. Sob a orientação de uma pessoa responsável as sementes devem ser disponíveis para as pessoas interessadas em tornar-se novos Guardiões de Sementes, levando sementes para a sua casa, multiplicando-as e devolvendo uma parte da colheita ao Estoque Comunitário. Assim os agricultores-Guardiões recebem novas variedades de sementes como também contribuem com o crescimento do Estoque Comunitário, disponibilizando sementes para mais pessoas interessadas.
As primeiras variedades de sementes para o Estoque Comunitário podem ser adquiridas em Festas de Sementes, com Guardiões tradicionais e em visitas à Casa da Partilha em Mandirituba.
Para informações sobre as características das variedades crioulas:
Para informações sobre a cultivação para produzir sementes: