top of page

Para quem não tem experiência na produção de sementes agroecológias, nós reunimos aqui algumas informações gerais para servir de introdução ao assunto. Para informações mais aprofundadas e concretas, também sobre culturas outras que milho e feijão, recomendamos os filmes pedagógicos "Semeia!", que reúnem 7 horas e 16 minutos de material sobre a produção de sementes agroecológicas (link para o site aqui).

Considerações gerais para a produção de sementes

É importante usar sementes de origem conhecida, não proveniente das grandes empresas sementeiras e não cruzadas com sementes industrializadas, como isso poderia trazer genes indesejados e também poderia infringir com as propriedades intelectuais das empreseas.

No caso que o produto do consumo não seja o mesmo que o produto geralmente usado como semente, a produção de sementes dura mais tempo que a produção normal para o consumo. Isto precisa ser considerado no planejamento das culturas. Também tem algumas plantas que produzem sementes só no segundo ano de cultivação (as plantas bienais, como por exemplo a cenoura ou a salsa). Porém como isto não é o caso das variedades da Casa da Partilha, não entraremos nos pormenores aqui.

 

É importante conhecer o tipo de fecundação e de polinização da planta cultivada, como estes dois parâmetros influenciam se e em qual dimensão duas variedades da mesma espécie podem cruzar.

Se tiver risco de cruzamento, as variedades precisam ser isoladas para manter elas puras. Este isolamento pode ocorrer de várias maneiras, por exemplo em separando as variedades no espaço ou no tempo.

Enfim as sementes devem ser extraídas e secadas o mais rápido possível depois da colheita.

Caso das variedades na Casa da Partilha

Milho:

• Fecundação alogâmica (fecundação cruzada, transferência de polén entre indivíduos diferentes)

• Polinização pelo vento

• Para evitar cruzamento:

- Plantar com pelo menos 3 km de distância entre variedades diferentes (1 km se tiver barreiras naturais)

- Plantar tendo em consideração o ciclo das variedades plantadas para não sobrepor os períodos de floração das duas variedades

Feijão:

• Fecundação autogâmica (autofecundação)

• Maioria das variedades: autopolinização

Variedades com flores vermelhas: polinização pelos insetos

• Cruzamento raro

Como produzir

sementes?

bottom of page